Core-PB

Atendimento online
Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços pelo Setor de Atendimento do Core-PB.
  • portal-da-transparencia
    Transparência e prestação de contas
  • denuncie
    Denuncie o exercício ilegal da profissão
  • info
    Transparência e prestação de contas
  • denuncie
    Denuncie o exercício ilegal da profissão

BB, Itaú, Bradesco e Caixa reúnem 59% de operações de crédito, diz BC

BB, Itaú, Bradesco e Caixa reúnem 59% de operações de crédito, diz BC

Essas quatro instituições concentraram 55,7% dos ativos totais e 58,9% dos depósitos do mercado bancário brasileiro no fim do ano passado, mostra BC

As quatro maiores instituições financeiras do Brasil — Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Caixa Econômica Federal — concentraram 59% das operações de crédito no país no segmento bancário no fim do ano passado, conforme dados divulgados nesta terça-feira (6) no Relatório de Economia Bancária (REB), do Banco Central (BC).

Em 2021, o porcentual era de 59,3%.

Essas quatro instituições concentraram 55,7% dos ativos totais e 58,9% dos depósitos do mercado bancário brasileiro no fim do ano passado. Em 2021, os porcentuais eram de 56,0% e 60,1%, respectivamente.

 

No relatório publicado no ano passado, o BC passou a adotar o conceito usado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) de Razão de Concentração dos Quatro Maiores (RC4) bancos, no lugar do RC5, que era utilizado desde a edição de 2017.

“Nota-se uma queda mais expressiva na participação das quatro maiores instituições nos depósitos totais”, destacou o BC.

Fonte: CNNBRASIL