Presença feminina na Representação Comercial cresce nacionalmente, nos últimos cinco anos
Levantamento realizado na base de dados do Confere indica que o percentual de mulheres (novos registros) cresceu 101%, nos últimos cinco anos, em todo Brasil. E alcançou um aumento de 23,8% em 2022, em relação ao ano anterior. O total de novos registros femininos efetuados nos últimos 5 anos é de 17.389.
As ações que incentivam a presença de mulheres na Representação Comercial estão cada vez mais frequentes e tem se tornado uma pauta prioritária no Sistema Confere/Cores.
A valorização da mulher no mercado de trabalho foi debatida na Reunião Plenária, realizada em março. Na ocasião, o diretor-presidente do Core-PR, Paulo Cesar Nauiack, destacou a importância de ações para a inclusão da mulher na Representação Comercial: “O índice de mulheres representantes comerciais ainda é baixo em relação a participação masculina. Precisamos, urgentemente, fomentar a presença feminina, quebrar as barreiras de inclusão e aceitação na Representação Comercial. A equidade de gênero é um assunto amplamente discutido, mas nem sempre com o desenvolvimento adequado e a evolução da teoria para a prática”.
Quebrando tabus, Rita de Cássia de Oliveira é representante comercial há 30 anos no segmento de autopeças: “Venci preconceitos em um cenário que era desafiador. Me sinto honrada em ser parte dessa transformação”.
Rita, atualmente, é também diretora-tesoureira do Core-PA e engajada em ações para valorização da participação e a importância feminina na Representação Comercial.